Quem somos

Minha foto
Somos acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA / SOBRAL-CE.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

terça-feira, 16 de setembro de 2008

PERFIL IGOR


IGOR CARNEIRO GOMES

Acadêmico do curso de Educação Física, do 7º período, Monitor voluntário na unidade educacional Metrodologia do ensino da natação, estagiário do Serviço Social do Comércio - SESC - Desenvolvimento Físico Esportivo - DFE e da Escola Arco-Íris.

PERFIL JUNIELISON LOPES


Junielison Lopes
Acadêmico do 7° período de Educação Física, professor de Educação Física no Ensino Fundamental II e estagiário do programa Segundo Tempo.

PERFIL MARIE LEONARDO BASTOS ( CARMINHA)


Marie Bastos (CARMINHA)

Graduada em Letras/UVA. acadêmica do 7° periodo de Educação Física, professora de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio. Cursando Pós-graduação. Estágiaria do programa Segundo Tempo.

XADREZ ou XATRÊS ? ? ?



Jogar ficou mais, maIS, MAIS... É o xadrez continua seguindo a humanidade e suas mudanças, chegamos ao ponto de construir um tabuleiro para três jogadores. E as regras? Qual o objetivo? O que Continua? Tem pra vender na intenet?



As regras são iguais as do xadrez normal, excetuando-se:





*Os jogadores fazem seus movimentos no sentido horário.

*Define-se o primeiro jogador por sorteio.


*Ganha o primeiro jogador a fazer cheque-mate.





Os peões movem-se em linha certa, ou seja, metade dos peões vai andar para a diagonal direita, e metade para a diagonal esquerda. O fator surpresa está em que dois jogadores podem unir-se para atacar um terceiro, mas tem que lembrar-se, que apenas o primeiro a dar o cheque mate, é o vencedor.








XADREZ NA ESCOLA.




A atividade desenvolvida nos núcleos de esportes do programa serve de instrumento de apoio pedagógico, ajudando os alunos atendidos na memorização e desenvolvimento de raciocínio, como também na capacidade de pensar estratégias para a resolução de problemas. O aprendizado e a prática do Xadrez proporcionam aos alunos atenção e concentração, julgamento e planejamento, imaginação e antecipação, memória, vontade de vencer, paciência e autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática.

(fonte: infomativo do programa segundo tempo / secretaria do esporte e juventude de sobral - CE - Maio / 2008)


FRASES SOBRE XADREZ

“De poucas partidas aprendi tanto como da maioria de minhas derrotas”. (GM J. R. Capablanca)

“Vejo na luta enxadrística um modelo exato da vida humana, com sua luta diária, suas crises e seus incessantes altos e baixos”. (GM G. Kasparov)

“A mente humana é limitada, mas a estupidez humana é ilimitada”. (W. Steinitz)

“No Xadrez, como na vida, o adversário mais perigoso é você mesmo”. (GM V. Smislov)

“Os sete pecados capitais do Xadrez são: Superficialidade, Voracidade, Pusilanimidade, Inconseqüência, Dilapidação do tempo, Excessivo amor à paz, Bloqueio”. (S. Tartakower).

“Numa partida de Xadrez, às vezes, jogam mais de quatro cavalos”. (S. Tartakower).

“Aqueles que dizem que entendem o Xadrez, não entendem nada”. (GM Robert Hubner)

“O Xadrez cura a mente enferma e a exercita em saúde. É o descanso para o intelecto sobrecarregado e o relax para o corpo fatigado. Alivia as penas e aumenta o sentimento de felicidade. Ensina a dominar as paixões e a ser cauteloso”.


QUER SABER MAIS? CLIQUE AQUI

A IMPORTÂNCIA DO XADREZ NA ESCOLA


Jogar xadrez não proporciona apenas atividade lúdica, pois quando “a criança joga, compromete toda sua personalidade, não o faz apenas para passar o tempo, podemos dizer, sem duvida, que o jogo é o trabalho da infância ao qual a criança dedica-se com prazer” (SILVA, 2002, pg 21).
No xadrez o jogar exige visualizar as jogadas futuras do seu adversário, tendo que se concentrar no tabuleiro e visualizar as jogadas sem que se mova nenhuma peça no tabuleiro, somente utilizando a imaginação, esses conceitos repetidos varias vezes, acaba desenvolvendo inúmeros padrões mentais, que podem ser aplicados a áreas educacionais no dia a dia.

para saber mais clique aqui


PRINCIPAIS REGRAS DO XADREZ.


O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte:
As peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.Os jogadores movimentam alternadamente uma das suas peças, sendo sempre o jogador com as brancas o primeiro a começar. Só o Cavalo é que pode passar por cima de outras peças.Existe um movimento especial denominado Roque em que um jogador pode movimentar duas peças simultaneamente.

IMAGENS DA HISTÓRIA DO XADREZ




Para ver algumas imagens muito interessantes que contam a história do xadrez:
PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI

BLOGS AMIGOS




domingo, 14 de setembro de 2008

sábado, 13 de setembro de 2008

JOGANDO XADREZ


Para jogar em um tabuleiro de xadrez contra um robô muito inteligente e esperto CLIQUE AQUI

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Xadrez: Criado, Jogado e Modificado.


Com tantos estudos históricos, sociológicos e psicomotores, hoje, ainda existe a incógnita sobre sua origem. Foram encontrados relatos de um jogo INDU, que semelha-se com o XADREZ, com modificações simbólicas nas peças.

Anos atrás, enquanto jogava uma partida amistosa com o Emir da Transjordânia, verifiquei estar ele acostumado a fazer o roque de maneira distinta da nossa; e há pouco tempo Mir Sultan Khan, o principal enxadrista da Grã-Bretanha, embora nativo da Índia, me informou ter aprendido a jogar xadrez sob regras bastante diferentes: o roque era totalmente distinto do nosso e os peões só podiam alcançar uma casa de cada vez, enquanto em nosso xadrez os peões podem adiantar-se duas casa no primeiro lance. Sem dúvida, noutros lugares, outras diferenças existiram, mas a influência européia prevaleceu e finalmente, pode-se afirmar, o xadrez tornou-se passatempo universal sob as mesmas regras em toda parte.
(fonte:geocities.yahoo.com.br)
Com o passar das civilizações e de seus costumes, o jogo hoje no ocidente absorve a religiosidade católica, sinalizada pela presença da cruz da coroa e do clero, o BISPO.